5 PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM COM ESCOLAS QUE EDUCAM CRIANÇAS LIVRES
Faz alguns anos que estudo a existência e a multiplicação de escolas que estão na contramão do caminho tradicional.
Neste texto faço uma breve colheita da pesquisa etnográfica que desenvolvi em quatro países, visitando escolas democráticas e livres.
Compartilho as práticas de escolas inovadoras, que trazem reais contribuições pra a renovação e qualificação da educação no contexto global atual.
1- Participação Ativa
Organização de um cotidiano que coloca em prática momentos tomadas de decisões, por mais simples que sejam, e possibilidades de escolha e responsabilidades.
2- Coletividade
Reuniões, debates e assembleias conduzidas pelas crianças e equipe, onde têm direitos iguais de voto sobre as regras de vida da escola.
3- Diálogo
O trabalho contínuo com o senso de responsabilidade por meio da livre expressão se reflete nos mecanismos de resolução de conflitos e questões de convivência. Esses são os verdadeiros espaços de diálogo, escuta e mediação.
4- Empatia
Ambientes descontraídos nos quais a criança se sente protegida, ligada e amada para aprender por meio das relações - com os outros, consigo mesma, com materiais concretos. Respeito e escuta à própria natureza da criança e suas necessidades vitais.
5 - Autonomia
Mudança na relação aluno-professor onde os educadores são tutores responsáveis por determinados alunos e, junto com eles, definem quais os conteúdos serão estudados conforme o interesse de aprendizagem do próprio aluno.
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O próprio tema deste artigo permite-nos acreditar em microrrevoluções que estão transformando sutilmente estruturas e modelos de aprendizagem.
"Uma educação transformadora proporciona mentes livres. E mentes livres não podem ser dominadas." Carla Teixeira