FORÇAS VITAIS
Na maioria das conversas que tenho tido sobre o atual cenário global, está muito presente um convite à reconhecermos a nossa consciência espiritual.
Parece que agora sim, temos uma visão clara da Teia de Vida que nos liga à todos os seres e partes do planeta. Isso também está perceptível por aí?
A texto de hoje é sobre o conjunto de forças que estão instrínsecas a esta percepção.
Sentir o organismo vivo que somos, que vai além do corpo físico, é um recurso vital para o nosso sistema de regeneração individual.
A concepção do ser humano formado não só pelo corpo físico, mas também pelos corpos etérico e anímico, é para mim uma das grandes contribuições da Antroposofia*.
Desenvolver uma educação que cuide nossas inteligências supra-sensoriais, para além do intelectual, é preparar indivíduos capazes de conhecer o âmago dos elementos que compõem a experiência humana.
Fiz uma breve síntese do capítulo "A Natureza do Homem" do livro Teosofia, de Rudolf Steiner, especialmente para você! Olha só:
Somos cidadãos de três mundos!

CORPO
- Meio momentâneo para se relacionar
- Elemento pelo qual as coisas do mundo exteriorinteragem
- Por onde percebemos os sentidos (audição, visão, olfato, tacto, paladar)
- Aquilo que se manifesta aos nossos olhos
ALMA
- Onde guardamos as impressões sobre o mundo exterior
- Elemento pelo qual associamos o nosso próprio existir
- Trazemos em nós como sendo o nosso mundo interior
ESPÍRITO
- O que se revela quando contemplamos como Divino**
- Meio ao qual é apresentado a essência das coisas
- O mundo exterior lhe é desvelado de uma forma nobre
- Torna o homem participante de uma ordem cognitiva superior
Os elementos naturais (Terra - Água - Ar - Fogo) representam arquetipicamente os nossos corpos vitais. Todas as interações que fazemos com estes elementos através de espaços, formas e ritmos são essenciais para desenvolver todo o nosso instrumento sensorial humano.
* Esta visão não é exclusiva desta Ciência Espiritual elaborada por Rudolf Steiner, mas já existe há muitos milénios através de escolas filosóficas do oriente como dos hindus, chineses, caldeus, egípcios e hebreus.
** Divino é aquilo que se aproxima da alma que é tomada pelo poder de uma verdade e abre um sentido superior aos fenómenos do universo - Cada um cria a sua própria associação a esse Divino.
# NUTRA AS SEMENTES DO FUTURO!
Se você estiver na convivência com crianças ou mesmo sozinha(a), pense em como pode inserir e dinamizar o cotidiano em contato com estes elementos de diferentes formas, por exemplo:
TERRA - Organização de um espaço seguro e acolhedor, toques e massagens corporais, exercícios físicos de maior intensidade e força.
ÁGUA - Se hidratar, tomar banho, chorar, transpirar, lavar a louça ou um ambiente com água corrente.
AR - Dançar, cantar, respirar profundamente, ter um diálogo prazeroso.
FOGO - Cozinhar, fazer amor, agir para algo que queira muito fazer, tomar decisões.